Policiais Militares concluem formação para atuar no patrulhamento escolar
Curso oferecido pelo Governo de Goiás é fruto de parceria entre secretarias da Educação, Segurança Pública e Polícia Militar
O policiamento em unidades de ensino do Estado terá um reforço no efetivo com a formatura nesta terça-feira (7/2) de 24 policiais militares do Batalhão Escolar da Polícia Militar no 1º Curso de Policiamento Escolar. O curso, oferecido pelo Governo de Goiás por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Educação, Segurança Pública e Polícia Militar, teve duração de 30 dias e contemplou temáticas como Estatuto da Criança e do Adolescente, primeiros socorros e ações de estratégia para atuação em ocorrências envolvendo o ambiente educacional.
A solenidade de entrega dos diplomas foi realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e contou com a presença de diversas autoridades que ressaltaram que o aperfeiçoamento vai auxiliar na resolução de conflitos entre jovens, especialmente no pós-pandemia. “Não teríamos conseguido passar pelo ano de 2022 sem vocês. Saber que estão formados e estarão em contato com esses meninos é muito importante”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
O comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel André Henrique Avelar, reconheceu a relevância do Batalhão Escolar no combate à violência nas escolas. “É uma unidade, não menos importante do que qualquer outra. Que outros cursos venham para a especialização de todo o efetivo da unidade”, reforçou.
O superintendente de Inteligência Integrada da SSP, Marco Antônio de Castro, reforçou a importância do curso para uma atuação mais efetiva do batalhão. “Sempre fomos incentivadores do ensino. Em toda formatura enfatizamos que o conhecimento é tão importante como o aperfeiçoamento”, pontuou.
Batalhão Escolar
Criado pela Polícia Militar em 2003, o Batalhão Escolar tem o intuito de prevenir a violência nas escolas. Trata-se de uma unidade especializada no atendimento à comunidade escolar, cuja atribuição é realizar o policiamento ostensivo nas unidades de ensino do Estado. A intenção é promover ações de conscientização e contribuir para a redução da criminalidade.
Comments